domingo, 28 de Abril de 2024  16:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-04-2006

Comemorações de 18 a 21 de Maio


Vila Nova de Monsarros milenar

Vila Nova de Monsarros prepara-se para celebrar uma data excepcional - mil anos de existência - que atestam a sua existência seja anterior à própria fundação de Portugal, uma vez que a primeira referência documental conhecida data de 18 de Maio de 1006, num documento que refere a doação das terras de Villa Nova (entenda-se enquanto exploração agrícola, herdade ou casal) ao Convento da Vacariça.

Um programa festivo o mais abrangente possível

As comemorações dos seus mil anos de existência documental terão, assim, lugar nos dias 18, 19, 20 e 21 de Maio, quatro dias festivos que a Junta de Freguesia está a preparar com todo o cuidado, em colaboração com a Câmara Municipal. De acordo com o autarca, António Duarte, “está a ser preparado um programa festivo o mais abrangente possível, por forma a abranger todas as faixas etárias, desde os mais pequeninos aos nossos idosos”

Sendo uma festa para o povo do lugar, da freguesia e do concelho, o programa festivo, que se irá prolongar de dias 18 (quinta-feira) e 21 (domingo) de Maio “pretende unir a população em torno de uma data única”, sublinhando António Duarte que “não só está a freguesia em festa, como o próprio município”.

A JB o autarca revelou ainda que os preparativos e as primeiras conversações acerca desta comemoração iniciaram-se ainda no anterior mandato: “pensamos na celebração desta data e, como a nossa lista venceu, decidimos avançar com o projecto que fazia parte do nosso plano de intenções. Só lamentamos que, neste dia grande, o ilustre e querido professor José Luís Martins já não esteja entre nós, pois o que vai ser feito deve-se a ele, ao seu trabalho, dedicação e pesquisa sobre a história, usos e costumes de Vila Nova”.

António Duarte avançou ainda ao nosso jornal que “era vontade do professor celebrar esta data e sempre nos abordou nesse sentido. Vamos fazê-lo também em sua homenagem, porque é uma pessoa que nos deixa um património muito valioso - uma pesquisa, um estudo, uma abordagem sobre as nossas raízes”.

Assim, ao assinalar tão significativa data, a Junta de Freguesia irá também, em colaboração com a família, homenagear o extinto professor José Luís Martins, ao editar a monografia, que escreveu sobre Vila Nova de Monsarros: “a apresentação oficial do livro à população do concelho e à comunicação social deverá acontecer a 18 ou 19 de Maio, de acordo com a disponibilidade de agenda do auditório do Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia”, explicou António Duarte, referindo ainda que “também a 18 de Maio, iremos inaugurar um pequeno monumento alusivo à efeméride, que será erguido em frente à sede da Junta de Freguesia”.

“A minha terra”

Paralelamente, a autarquia de Vila Nova de Monsarros conseguiu, com a ajuda dos professores, educadores e Agrupamento de Escolas, envolver as quatro E.B e os três Jardins de Infância num projecto que visa a elaboração de uma exposição colectiva subordinada ao tema: “A minha terra”. Os trabalhos (plásticos, escritos ou fotográficos) estão ao critério da criatividade de cada um, mas devem ser realizados individualmente. Segundo António Duarte, “haverá apenas prémios e certificados de participação para os estabelecimentos de ensino, não havendo prémios individuais”.

A exposição que vai estar patente ao público durante os quatro dias poderá ser visitada no edifício da Junta de Freguesia, local onde, de resto, irá realizar-se um conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam a exposição de uma cópia do texto (prova documental da existência de Villa Nova), em latim Medieval, incluindo ao lado uma tradução do mesmo, a exposição da monografia escrita pelo professor José Luís Martins.

Já, para as crianças, está também em perspectiva a realização de um pequeno espectáculo “um animação cultural”, a cargo de grupos contratados para o efeito, seguindo-se, uma breve palestra alusiva ao lançamento da monografia.

No dia 19 de Maio (sexta-feira), haverá uma monumental sessão de karaoke no mesmo espaço da Junta de Freguesia, enquanto que no dia 20 (sábado), um grupo de gaiteiros será responsável por uma arruada popular.

No dia seguinte (domingo), está também a ser equacionada a realização de uma missa em memória de todas as pessoas de Vila Nova de Monsarros falecidas ao longo dos últimos mil anos. A celebração poderá ter lugar na Capela de Nª Sª das Neves. Mais tarde, por volta das 16 horas, a Junta de Freguesia está a preparar uma animação musical, seguida de lanche-convívio popular.

Com um orçamento que ascende a mais de 10 mil euros, a Junta de Freguesia espera contar com apoio da Câmara Municipal que, de resto, já está a colaborar na edição da monografia, assim como em toda a logística para as comemorações.

Data que começa a dizer alguma coisa

Ainda segundo António Duarte “trata-se de uma data que começa já a dizer alguma coisa aos habitantes de Vila Nova, até porque, neste momento, como também estão em curso os preparativos para as Marchas dos Santos Populares (cujo tema está relacionado com a sua história milenar), na freguesia, toda a gente sabe que Vila Nova vai festejar mil anos de existência documental, data que muito nos orgulha a todos”, acrescentando ainda o empenho e dedicação com que um grupo de jovens e pessoas de Vila Nova abraçou o projecto: “os jovens da freguesia são surpreendentes. Têm dado muita importância e valor ao património cultural e social da freguesia e mostrado uma disponibilidade incrível para ajudar nas mais diversas actividades”.

O autarca teceu mesmo a opinião de que “este evento vai fazer com que Vila Nova seja conhecida e falada não só pela data em si, pelos seus mil anos de existência, mas também pelo trabalho, actividade desenvolvida por todos, em torno do evento”.


Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®